ESCADINHA

 
Para quem não leu o livro Cris, a Carpa Dourada, de Aldo Pereira, "escadinha" é o segredo que o gnomo Olavo revela à Cris, para que ela consiga se transformar em outros bichos.
É preciso ir trocando uma letra da palavra, uma quantidade de vezes, até virar uma outra palavra. Cada troca de uma letra corresponde a um degrau da "escadinha".
Exemplo: como transformar um GALO em PATO?
galo>gato>pato
Outros exemplos:
- um pato virando foca (pato>fato>foto>foco>foca)
- uma foca virando sapo (foca>foco>soco>saco>sapo)
A idéia deste jogo é creditada ao escritor Lewis Carrol, autor do livro Aventuras de Alice no País das Maravilhas.
O Divertudo, com a ajuda de Aldo Pereira, fez um joguinho virtual baseado nesta idéia. Para poder jogá-lo, você precisa ter instalado em seu computador o nosso plugin. Se você ainda não instalou, CLIQUE AQUI!

 
COMO JOGAR:
  1. Este jogo apresenta 3 escadinhas, ou seja, 3 desafios.
  2. Em cima de cada degrau de cada uma das escadinhas há um retângulo branco, onde você deve escrever uma nova palavra, baseada na anterior, trocando apenas uma letra (conforme exemplos dados lá em cima)
  3. Clique, com o mouse, no retângulo branco e escreva a palavra. Se quiser mudá-la, é só apagar e escrever de novo. 
  4. Se você não conseguir resolver a "escadinha", clique no botão Resposta.
  5. Para resolver outra "escadinha", clique no botão Próxima.
  6. Atenção: uma mesma escadinha pode ter duas ou mais soluções diferentes. Ou seja, você pode usar palavras diferentes das que nós usamos. Se os seus "degraus" forem diferentes dos nossos, não se preocupe! Você estará certo também, desde que as palavras existam.

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