ENTREVISTA

Fábio Yabu "Eu sempre imaginei o mar como um mundo misterioso, quase como se fosse outro planeta dentro do nosso."
(Fábio Yabu)
Como surgiu a idéia das Princesas do Mar?
A idéia surgiu aos poucos. Primeiro eu criei a Polvina, e achei o visual dela superlegal. Depois vieram as outras, a Estér, a Camarina... antes mesmo de criar a história eu já tinha o visual de todas as Princesas. Foi um processo bem demorado, que levou quase dois anos!
Quando foi a primeira vez que você viu o mar?
Não me lembro porque eu devia ser muito pequeno... eu nasci em Santos e meus pais sempre adoraram a praia, por isso a gente sempre ia ver o mar e brincar na areia.

O que mais te fascina nele, na praia?
Eu sempre imaginei o mar como um mundo misterioso, quase como se fosse outro planeta dentro do nosso. Eu sempre me perguntei como seria a vida de um peixe, onde seu pensamento o leva a qualquer lugar e ele não vive preso ao chão como nós. É como se ele vivesse num mundo onde pudesse voar. Outra coisa que me fascina é saber que existe tanta vida debaixo d'água, e que dependemos tanto dela. Até mesmo o ar que respiramos: grande parte do oxigênio produzido na Terra vem do plâncton marinho. A verdade é que é muito difícil não se apaixonar por esse mundo, não acha?
Você curtiu os filmes "Procurando Nemo" e "A Pequena Sereia"? Tem vontade ou projeto de fazer um desenho animado também?
Eu gosto muito da parte visual dos dois filmes, apesar de não gostar muito das histórias. Estou trabalhando para transformar as Princesas do Mar num desenho animado também, mas isso ainda vai demorar um pouco para acontecer.
Desde quando você trabalha com desenho?
Trabalho com desenho desde 1998, quando criei minha primeira história em quadrinhos, Combo Rangers.
Conte pra gente sobre esta história.
Os Combo Rangers foram a minha "estréia" no mundo dos personagens infantis. Quando tinha 17 anos, resolvi criar uma história em quadrinhos para a Internet, mais por brincadeira mesmo, para me divertir. Mas os personagens começaram a fazer muito sucesso, viraram revista em quadrinhos e até brinquedos. Foi uma época legal na minha vida. Hoje estou me dedicando mais às Princesas do Mar, mas o site dos Combo Rangers ainda está no ar em www.comborangers.com.br
Você sabe fazer caricaturas? Brincava disso com seus amigos?
Eu sempre arrancava boas risadas de meus colegas de classe fazendo caricaturas deles.
Por que você se especializou em mangás?
Quais são os seus preferidos?
Eu não diria que sou um especialista em mangás, mas gosto muito da técnica japonesa, dos olhos grandes, das cores vivas. Gosto muito de Dragon Ball e Dr. Slump, de Akira Toriyama.
IR À LIVRARIA! Quais serão seus próximos lançamentos?
Esse ano pretendo lançar mais dois livros das Princesas do Mar, estou escrevendo o segundo agora e devo lançar o terceiro lá pelo final do ano.
Como é a rotina de um desenhista/escritor?
Quanto você consegue produzir por dia?
Não é muito diferente da de uma outra pessoa. Eu não tenho um horário certo para escrever nem uma rotina a ser seguida por causa da minha profissão. Tem dias, semanas, que eu simplesmente não escrevo nada, porque estou fazendo outras coisas como trabalhando em outros projetos, pesquisando ou mesmo descansando, visitando a família.
Quando eu "sento" para escrever, aí é que a coisa vai: eu escrevo três, quatro, até cinco capítulos num dia só. Os desenhos sempre deixo por último, pois eles sempre se baseiam no texto do livro. Esses costumam sair mais rápido, porque muitas das idéias já estão "desenhadas" na minha cabeça depois que eu escrevo.
Você coleciona alguma coisa?
Já colecionei muita coisa, brinquedos, gibis, moedas, selos. Depois eu vi que não é muito legal dedicar tanto tempo para coisas pequenas, materiais. Hoje eu só coleciono amigos, que são poucos, e por isso mesmo, muitos, e especiais.
DICA DIVERTUDA
Visite a página das Princesas do Mar.

Março de 2005

CLIQUE PARA LER OUTRAS ENTREVISTAS
Leia as outras entrevistas que o Divertudo já fez com escritores muito legais. Clique na maquininha de escrever.

ENVIE ESTA ENTREVISTA A UM AMIGO. ELE VAI GOSTAR!
CLIQUE.

Voltar à Home Page Baú de BrincadeirasBaú de
Brincadeiras
Será Ilusão?Será
Ilusão?
Mate a Charada!Mate a
Charada
Jogos VirtuaisJogos
Virtuais